Você sabe o que é denuncismo?

Você sabe o que é denuncismo?

O canal de denúncias é um dos maiores pilares de um Programa de Compliance e a ferramenta ideal para combater o assédio nas empresas, como já foi dito aqui anteriormente, no entanto, algumas precauções devem ser tomadas para que ele performe de forma satisfatória.

O denuncismo é o mau uso do canal de denúncias, podemos conceituar como: Relatos sensacionalistas, com maldade ou apenas com a intenção de ofender e atingir a reputação de alguém da empresa.

Este tipo de relato prejudica o canal de denúncias poluindo o canal e dificultando as investigações do Comitê de Ética.

Portanto, o canal de denúncias precisa ser utilizado com responsabilidade por todos.

No artigo de hoje, viemos elucidar sobre quais são os tipos de denúncias que precisam ser feitas e quais devem ser evitadas e ainda como combater o denuncismo dentro de sua empresa.

Quais são os tipos de denúncias devem ser feitas?

  • Assédio Moral
  • Assédio Sexual
  • Corrupção
  • Suborno 
  • Desvio de Conduta
  • Roubo
  • Condutas Antiéticas 

Quais são os tipos de denúncias devemos evitar?

  • Denúncias inverídicas 
  • Fofocas
  • Intrigas

Como combater o Denuncismo dentro de sua empresa?

É de suma importância promover uma Cultura de Compliance através de 3 pontos:

  1. Engajamento da alta liderança ( tone at the top) 

A alta administração deve estar engajada no projeto e deve ser exemplo, as regras deverão ser aplicáveis a todos os colaboradores sem distinção de cargo. 

  1. Elabore treinamentos para todos os colaboradores

 É primordial elaborar treinamentos para que todos conheçam o Código de Ética e Conduta da empresa.  Para que o treinamento seja eficaz é necessário conhecer o público e qual é a melhor forma de comunicação, seja uma palestra no auditório, ou uma tirinha exemplificando o que é denuncismo ou um treinamento de ensino à distância. 

 Nós, do Ouvidor Digital, promovemos treinamentos e campanhas de endomarketing com a finalidade de combater o denuncismo nas empresas.

Para baixar o nosso cartaz clique aqui.

  1.  Demonstrar a importância da responsabilidade compartilhada

 É de extrema importância que a alta liderança demonstre que o Canal de Denúncias deve ser usado de forma correta e a responsabilidade é de todos. 

Conclusão:

O denuncismo é o mau uso do canal de denúncias e pode atrapalhar o Comitê de Ética em suas investigações, além disso, sobrecarrega o canal de comunicações com denúncias inverídicas.

Para que o canal funcione corretamente é necessária a colaboração de todos.

Nós do Ouvidor Digital estamos engajados contra o Denuncismo e promovemos treinamentos e campanhas com a finalidade de combater esse problema.

Conheça o Ouvidor Digital através do nosso site aqui

Saiba os benefícios de um canal de denúncias aqui.

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