Saiba a diferença entre diversidade e inclusão

O mundo corporativo tem sentido cada vez mais a necessidade da adoção de políticas de Diversidade e Inclusão, e o canal de denúncias pode auxiliar nesta questão.

A diversidade e inclusão são uma das grandes preocupações atuais e vem se consolidando através de diversas formas: são um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, ecoa nas ruas através dos movimentos sociais e na cultura de fatores ESG. 

Além disso, é um grande risco reputacional para as empresas e pode significar ainda a perda de novos negócios.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas no que tange a este tema e as principais são:

O que é diversidade?

O que é inclusão?

Qual é a diferença entre os dois conceitos?

Quais são os benefícios em ter uma política inclusiva?

Que ações podem me auxiliar a ter uma política mais inclusiva?

Por isto, neste artigo, compilamos as perguntas mais frequentes para ajuda-lo a entender melhor as questões sobre a diversidade e inclusão.

Fique conosco até o final para descobrir todas as respostas.

O que é a diversidade?

Segundo o dicionário: “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo. 

No contexto social, a diversidade é um conjunto de características que faz de cada ser humano único, como, por exemplo, a etnia, gênero, idade, orientação sexual, visão política, entre outros.

No entanto, criar um ambiente diverso é uma tarefa bem mais complicada, pois existem estruturas sociais que impedem que determinados grupos tenham acessos a certos espaços. 

Por isso, é tão importante a inclusão.

O que é inclusão?

Quando falamos de inclusão, estamos nos referindo que percebemos que existem uma multiplicidade de pessoas e que elas precisam de oportunidades iguais. 

A partir da inclusão, garantimos que as pessoas diversas se sintam seguras de todo preconceito e acolhidas no ambiente de trabalho. 

Qual é a diferença entre os dois conceitos?

A diversidade e inclusão apesar de serem definidas muitas vezes no mesmo conceito, devem ser compreendidas como complementares.

A diversidade é ter colaboradores de diferentes núcleos e vivências em todos os níveis da empresa e a inclusão é poder extrair o melhor destas diferenças, reconhecer e respeitar estas pessoas com resultados para os negócios.

Quais são os benefícios de uma política mais inclusiva?

  • Comunicação mais eficaz decorrente da pluralidade de ideias e do estímulo à troca de ideias;
  • Clima organizacional melhor em decorrência da cultura de inclusão e de respeito ao outro;
  • Mais capacidade de resposta diante de desafios por contar com uma avaliação mais plural das situações;
  • Redução da rotatividade de funcionários e retenção de talentos motivada pela cultura voltada à inclusão;
  • Atendimento mais humanizado em decorrência de uma dinâmica mais aberta e respeitosa dentro da empresa;
  • Melhora da reputação da empresa que passa ser mais bem vista pelo público ao apostar na diversidade;
  • Mais competitividade e lucratividade por conseguir reter talentos, manter um clima bom para a produtividade e ter boa imagem no mercado.

Que ações inclusivas posso ter em minha empresa?

Programa de Integridade 

O programa de Integridade auxilia preventivamente ao criar políticas de tolerância zero a comportamentos inadequados e preconceituosos, a partir de regras e conexões com a Diversidade e Inclusão.

Não é atoa que hoje a Diversidade e a Inclusão compõe o décimo pilar do Programa de Compliance, permitindo que a discriminação seja um evento relatável, auditável e ajudando a criar uma cultura robusta interna para todos os colaboradores e externa para os fornecedores e stakeholders.

Implementar um canal de denúncias

 As empresas precisam oferecer um ambiente de trabalho seguro e canal de denúncias para os colaboradores poderem denunciar qualquer tipo de preconceito sofrido no ambiente de trabalho.

É necessário que haja comprometimento da alta direção para que não tenham tolerância contra a discriminação, para que todos sintam que podem confiar nas estratégias da organização e tenham um ambiente de trabalho mais acolhedor e confiável.

Para implementar um canal de denúncias em sua empresa: entre no site do Ouvidor Digital.

Promova treinamentos e debates 

 É muito importante levar o discurso para a prática. Promover eventos, debates, campanhas e grupos de discussão que estimulem a diversidade dentro da empresa para promover a empatia. 

Toda a equipe de colaboradores deve ser bem treinada para saber lidar com a diversidade.  

Conclusão:

Se você leu até agora, entendeu a necessidade da diversidade e da inclusão em sua empresa.


Possuir uma empresa diversa é muito mais do que contratar colaboradores de diferentes cenários, é necessário dar voz e extrair o melhor destas diferenças com resultados para os negócios.


A diversidade e inclusão são conceitos diferentes que devem caminhar juntos e não são modismos, atualmente são diferenciais de mercado e as instituições que não se atentarem a esta importância correm riscos reputacionais e de perderem negócios.


O Ouvidor Digital pode auxiliar a sua empresa nesta lacuna promovendo um ambiente mais seguro e livre de discriminação. Fale com um consultor do Ouvidor Digital ou entre no site aqui.


Compartilhe: