A Ouvidor Digital divulgou o seu Report de Denúncias nas Empresas’ referente ao período do 1º Trimestre de 2022. A amostragem de dados dos relatos abrange a dimensão de mais 600 empresas em nove países, que possuem o Canal de Denúncias Ouvidor Digital.

Confira abaixo os destaques dos indicadores do Report:

  • Foram mais de 11.870 relatos recebidos através da Plataforma;
  • 9.592 são relatos procedentes. Isso significa que a Ouvidor Digital ajudou a identificar 9.592 casos, de janeiro a março. Foram considerados não qualificados 2.264 relatos. E as empresas descartaram 1.111 manifestações;
  • A maioria dos incidentes é referente a casos de assédio moral nas organizações: 32,04%. O segundo tipo de incidente mais recorrente é conflito de interesses, com 7,6%. Em seguida vêm os casos de fraude, que correspondem a 5,6%; infração de direitos com 4,8%; e os relatos sobre assédio sexual equivalem a 4%;
  • Nesse Report revela-se a tendência que veio para ficar: a preferência de manifestar o relato por meio do canal WebApp e do WhatsApp. Mais de 80% dos usuários escolhem o meio digital pela facilidade de acesso; pelo momento que for mais conveniente; sentimento de menor exposição, mais segurança ao anonimato, e de mais conforto, por não haver um ser humano do outro lado da linha pressionando com perguntas. Sem esquecer que essas possibilidades em canal digital ainda otimizam o relato: afinal, a comunicação escrita tem caráter de exatidão e precisão. Só vemos vantagens!;
  • Sobre o horário de pico de recebimento de denúncias, evidencia-se a faixa entre 17h e 19h, que chega aos 37,1% da amostragem. Na sequência, outra faixa de horário em que ocorrem mais manifestações é entre 12h e 14h, correspondendo a 27,3%;
  • Quanto ao perfil de denunciantes, a maior parcela dos relatos é registrada por colaboradores: 57%. Por isso que aqui no Blog, não cansamos de ressaltar o quanto é importante a empresa trabalhar a cultura de integridade na comunicação interna, o resultado sempre vem, seja na melhora do clima organizacional, na mitigação das ocorrências de atos ilícitos e até na redução das penas de eventuais condenações judiciais.

Em breve nós divulgaremos aqui o próximo Report de Denúncias da Ouvidor Digital, referente ao 2º Trimestre de 2022. Aguardem!

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