As olimpíadas de Tóquio, finalmente, estão chegando!

Depois de um período tão difícil, poderemos novamente ver, sorrir, gritar, chorar e nos emocionar com os melhores atletas do mundo disputando o maior evento esportivo do planeta!

Todos nós temos alguma lembrança mágica das olimpíadas guardada em um canto bem especial das nossas memórias, como:

➡ O primeiro ouro do vôlei brasileiro conquistado em uma partida arrasadora contra a Holanda, por 3 x 0; 🏐

➡ O primeiro ouro olímpico do futebol brasileiro, com Neymar caindo em lágrimas ao final das cobranças de pênaltis; ⚽

➡ A primeira medalha de ouro do Judô feminino conquistada por Rafaela Silva nas olimpíadas do RIO; 🥋

➡ Michael Phelps conquistando a medalha de ouro em 100% das provas que disputou, escutando o hino nacional norte-americano por oito vezes em uma mesma edição; 🏊‍♀️

➡ O Dream Team de basquete dos EUA em 1992; 🏀

➡ A flecha de fogo na abertura dos jogos em Barcelona; 🔥

➡ Ver Nadia Comăneci atingir a perfeição e conquistar pela primeira vez a nota 10 na ginástica artística. 🤸

➡ Corredores deixando de lado suas chances de medalha para ajudar, após tropeço, seus oponentes a cruzarem a linha de chegada. 🏃

Se você tem pouca ou muita idade, não importa. Irá se lembrar de algum desses momentos.

E por que estamos te falando isso? 

Para dizer que agora o Ouvidor Digital poderá ajudar as olimpíadas a proporcionar mais momentos históricos como esses! 🤩

É com muito orgulho que fomos escolhidos para ser o Canal de Denúncias oficial do COB – Comitê Olímpico do Brasil, com a missão de melhorar o ambiente ético das confederação e todos os nossos atletas.

Este ano, o COB contarão com um canal preparado para ajudar qualquer pessoa a denunciar condutas indevidas e ilegais durante a competição, pelo telefone ou através do aplicativo do WhatsApp.

Após o envio das denúncias, elas serão recebidas e analisadas dentro do sistema do Ouvidor Digital, para em seguida, serem encaminhas às devidas medidas cabíveis.

De acordo Paulo Wanderley, presidente do COB, “O Canal de Ouvidoria Missão Tóquio é uma ferramenta que o COB coloca à disposição de seus integrantes, de suas delegações, sejam atletas, treinadores, equipe médica e colaboradores para se manifestarem em caso de testemunharem algo impróprio, antiético, que viole os princípios da Carta Olímpica, os estatutos, Código de Ética e Usos e Costumes. É um mais um canal oficial para esse tipo de manifestação diante das normas de Governança da Entidade”.

Já segundo o Compliance Officer Nelson Valsoni, “Considerando que o WhatsApp é uma ferramenta utilizada em grande escala, trouxemos esta novidade para a Missão Tóquio como mais um canal para que denúncias sejam encaminhadas de maneira rápida e simples. Nosso objetivo é facilitar ao máximo os acessos a estes canais para que desvios éticos sejam comunicados de maneira tempestiva”.

A função do canal será receber qualquer tipo de denúncias, como: assédio moral, sexual, agressão física, doping, corrupção, fraude e roubo, manipulação de resultados; conflito de interesses; não cumprimento de políticas e normas internas. 

Vale lembrar que os crimes cibernéticos também podem ser denunciados, para serem apurados e deliberados pelas autoridades competentes.

É, o Ouvidor Digital está crescendo, mas é só o começo! 🚀🚀🚀

Medalha de ouro com integridade tem mais valor. 🥇