Início » Legislação » ISO 37002: A norma para canal de denúncias

O canal de denúncias é um dos pilares fundamentais de um Programa de Integridade Efetivo e o mecanismo de prevenção essencial para detectar as irregularidades.

Com o avanço dos Programas de Compliance nas instituições, decorrente da Lei Anticorrupção, bem como do avanço das sanções e investigações do Poder Público, o canal de denúncias tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas.

Por tratar-se ainda de uma novidade corporativa no Brasil, existe muita dúvida sobre como conduzir as investigações internas por parte do Comitê de Ética e é natural que haja certa resistência por parte dos colaboradores no que tange a utilização do canal.

A norma ISO 37002, que deverá ser publicada ainda em 2021, promete auxiliar as empresas neste quesito.

Confira no artigo de hoje, o que é a ISO 37002 e os seus benefícios.

O que é a ISO 37002?

A ISO 37002 foi elaborada pelo Comitê Técnico da ISO que foi responsável também pelas Normas de Governança, como a ISO 37001. Assim como todas as normas ISO,  é aplicável para as empresas de todos os setores e portes, tanto no âmbito público quanto privado.

A ISO é baseada em 3 princípios:

  1. Confiança
  2. Imparcialidade
  3. Proteção do denunciante de boa-fé

Qual é o Objetivo da ISO 37002?

A norma fornece as melhores práticas para a implementação de um canal de denúncias eficaz em 4 partes:

a) recebimento de denúncias de irregularidades;

b) avaliação de relatos de irregularidades;

c) abordagem de denúncias de irregularidades;

d) conclusão da denúncia

A princípio, esse processo parece ser simples, mas a ISO 37002 será um protocolo internacional que promete trazer mais organização e melhorias para a gestão de denúncias. 

Qual é a importância da ISO 37002?

Em primeiro lugar, temos presenciado centenas de escândalos de corrupção envolvendo as corporações nos últimos anos e o canal de denúncias é a ferramenta ideal para a prevenção de tais irregularidades.

É importante ressaltar que, as redes sociais expõem as empresas, já que qualquer pessoa pode interagir através da internet podendo manchar a reputação da empresa, o qual poderia ser tratado previamente de forma interna mediante o canal.

Desta forma, a  Norma ISO prevê um padrão internacional aplicável para todas as instituições, não importando a jurisdição, sendo necessário pelo grande número de empresas que atuam globalmente.

Para concluir, possuir um canal de denúncias é primordial, mas para o seu sucesso é imprescindível que a gestão de denúncias seja eficaz. A ISO 37002 vêm para auxiliar as empresas nesta demanda.

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