Fonte: Freepik

A pandemia do Covid-19, o combate ao racismo e a desigualdade de gênero, os desastres ambientais têm um ponto em comum nestas três letras, isto é, ESG – Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança) – que estão sendo cada vez mais abordadas no mundo corporativo. 

A Governança das empresas têm mudado e alguns comportamentos que eram tolerados, hoje não são mais aceitos. 

Posto isto, é muito importante demonstrar para o mercado e aos investidores que a empresa é sustentável, possui uma cultura ética e é transparente. 

De acordo com recente pesquisa, da EY Global Climate Change and Sustainability Services Leader, os investidores estão contando, cada vez mais, com informações ESG na procura por dados de grau de investimento, para apoiar seus processos de tomada de decisões que incluem governança e compliance, direitos humanos e sustentabilidade.

Na pandemia do novo coronavírus, elevou-se ainda mais a importância de empresas deste tipo, pois se mostram mais resilientes em momentos de crise e incertezas. 

Considerando que os efeitos da Pandemia, dificilmente, diminuirão a curto prazo. Entender a importância dos critérios é primordial para a longevidade da empresa e permitir o acesso ao financiamento a fim de gerar empregos e renda. 

Fique Conosco e entenda quais são esses critérios e como o Canal de Denúncias pode auxiliar a atender os pilares ESG. 

Quais são os pilares ESG?

ESG E CANAL DE DENÚNCIAS

Meio Ambiente

A tragédia de Brumadinho, o incêndio da Amazônia e o vazamento de óleo na praias do Nordeste chamou muita atenção do mundo inteiro para a questão ambiental do Brasil em 2019. 

Em janeiro de 2020, a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, afirmou que o aquecimento global passará a estar no cerne de suas políticas de investimentos. 

​No que tange a Sustentabilidade, não estamos falando apenas de proteção à natureza e todas as temáticas verdes, mas em políticas de proteção a própria sociedade humana. 

Social

Na prática, são as condições de trabalho que a empresa oferece aos funcionários, os cuidados com a segurança do trabalho, diversidade no quadro de funcionários, etc.

O Canal de Denúncias é um mecanismo eficaz para garantir a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.

Governança

A governança engloba os sistemas de política de controle, como o Código de ética, canal de denúncias, Programa de Compliance.

As micro e pequenas empresas que queiram crescer no mercado atual devem investir em estar em Compliance.

Já as de médio e grande porte precisam ter o ESG para desenvolver-se.

Compartilhe: