Cultura nada mais é do que um conjunto de comportamentos e tradições de um determinado grupo social. Transferindo esse significado para a expressão cultura de integridade, podemos entender que se trata de um conjunto de comportamentos e tradições, que quando planejado para ser inserido na rotina da empresa gera diretrizes capazes de manter a empresa no caminho da integridade, conformidade, ética e combatendo a corrupção. 

Implementar uma cultura de ética e integridade não é da noite para o dia, é preciso um esforço de todos do grupo social (ou seja, da empresa), em especial daqueles que são as lideranças. Portanto o apoio da alta administração e da média gerência é fundamental para que a cultura de integridade esteja correndo, dia a dia, no sangue de todos que fazem parte daquela empresa. 

Para que as pessoas sigam com desenvoltura as diretrizes de integridade é preciso que estas sejam entendidas. Há pessoas que não questionam e seguem regras, mas a grande maioria vai questionar e certamente seguirá as diretrizes se entender os reais motivos. É papel do compliance transmitir através da comunicação quais as bases que sustentam a cultura de integridade da empresa.

Contudo, haverá sempre a ovelha desgarrada, que não seguirá as diretrizes e os preceitos éticos e de integridade da empresa. Nesses casos, é preciso retirar essa pessoa no convívio social, sob pena de prejudicar todo o trabalho já conquistado em termos de cultura de integridade. 

É óbvio que decisões extremas, como retirar determinada pessoa do convívio na empresa, só devem ser tomadas após tentativas de capacitação, como treinamentos e comunicação, sobre temas de ética e integridade, e que demandam significativos recursos financeiros à empresa. 

Táticas que impulsionam o resultado da cultura de ética e integridade

É importante para a cultura ética e de integridade da sua empresa que sejam estabelecidos relacionamentos com outras instituições que tenham o mesmo padrão e nível de cultura ética que o seu. Se necessário, investigar através de due diligences seus parceiros de negócios antes de contratá-los. 

Por fim, cabe à equipe de compliance ficar atenta também aos relatos que chegam no canal de denúncias, pois estes podem trazer informação de não conformidade à cultura ética e de integridade, tanto referente a desvios de comportamentos provenientes de funcionários quanto àqueles oriundos de prestadores de serviços, clientes, parceiros de negócios etc. 

Nathália Göpfert– COO na Compliance PME

Sua empresa precisa de ajuda para desenvolver a cultura de ética e integridade? Clique aqui e fale conosco!