Compliance na Construção Civil e Engenharia

Artigo desenvolvido a partir do webinar realizado em 23 de agosto de 2022, pelo Ouvidor Digital, que tratou sobre Compliance na Construção Civil e Engenharia, e reuniu os speakers Marcelo Assis, Gerente de Compliance na Construtora Barbosa Mello, e Letícia Coelho, Coordenadora de Compliance na MRV&CO, e foi conduzido pelo facilitador Paulo Acorroni, CEO do Ouvidor Digital. 

Como comunicar o Compliance na Construção Civil e Engenharia

Nos últimos anos, as discussões sobre compliance, ética e programas de integridade têm aumentado em todos os segmentos. O compliance na Construção Civil e Engenharia possui  desafios próprios, que começam principalmente na conscientização de todos os envolvidos.

Capacitações, reciclagens e outras ações educativas que a organização oferece aos colaboradores devem contemplar os valores e o Código de Conduta que se deseja implementar ou reforçar em sua cultura, não somente na admissão, mas durante toda a jornada dentro da empresa, periodicamente.

O programa de compliance na construção civil e engenharia e o canal de denúncias devem ser acessíveis e incentivados independentemente do tipo de atuação e, com isso, os funcionários precisam sentir a segurança de que a empresa está comprometida em investigar, tratar e prevenir reincidências quando recebe uma denúncia de qualquer tipo de irregularidade.

Na MRV, como citou Letícia Coelho, existem cerca de 20 mil colaboradores, entre eles possuem pessoas que ficam no escritório e também trabalhadores da construção civil, por isso a importância de se manter uma comunicação aberta com treinamentos e ações adaptadas para cada tipo de necessidade.

Ferramentas online podem funcionar muito bem para os funcionários que têm acesso aos sistemas e tecnologias da empresa. Por outro lado, banners e cartazes que divulgam o Código de Conduta e o Canal de Denúncia são exemplos de ações que a MRV adotou nas obras para auxiliar na compreensão do público operacional.

Benefícios do Compliance na Construção Civil e Engenharia

Após a implementação da Lei Anticorrupção, que determina que pessoas jurídicas podem ser responsabilizadas objetivamente por práticas ilegais, independentemente da comprovação do conhecimento ou conivência de seus diretores, a procura por programas de compliance na construção civil e engenharia aumentou. 

Muito além de estar em conformidade com uma determinação legal, o compliance pode gerar benefícios para as organizações, como:

  • manutenção da reputação da empresa;
  • fortalecimento de uma cultura organizacional ética;
  • gestão e prevenção de riscos;
  • prevenção, identificação e combate a fraudes, irregularidades, práticas antiéticas e condutas inadequadas;
  • licenciamento para operações (para atender à obrigatoriedade de ter um programa de compliance efetivo para poder negociar com os entes governamentais).

Assista ao webinar na íntegra

Para assistir ao webinar completo, clique aqui.

Compartilhe: