Início » Artigos » Dica 4: Como divulgar o canal de denúncias dentro da sua empresa?

O canal de denúncias é um mecanismo capaz de prevenir o assédio, a corrupção, fraude e promover um ambiente mais ético em sua empresa.

Além disso, a Regulamentação brasileira de programas de compliance estabelece que o canal de denúncias é um dos princípais pilares de um Programa de Compliance e que serão levados em consideração quando for avaliado o Programa de Integridade.

No entanto, não adianta o canal de denúncias estar implementado sem a sua ampla divulgação para todos os colaboradores, stakeholders, clientes e comunidade.

No artigo de hoje, você irá aprender as melhores práticas de divulgação de um canal de denúncias.

Afinal de contas, como divulgar o canal de denúncias?

Primeiramente, um processo de comunicação assertivo e transparente fortalece as relações entre a empresa e os colaboradores, fornecedores, clientes e demais stakeholders.

Neste contexto, é preciso incentivar os funcionários e terceiros para utilizem o canal.

De acordo com o público que for utilizar o canal de denúncias, a instituição deve considerar uma forma diferente de divulgação.

Os meios de divulgação mais utilizados listamos abaixo:

  • Para o lançamento do Canal de Denúncias, treinamento de todos os funcionários a respeito do assunto;
  • Abordagem posterior nos treinamentos introdutórios (novos funcionários) e periódicos;
  • Divulgação no site institucional da organização;
  • Confecção de folders e divulgação nas áreas comuns: banheiros, portaria, copa (ou espaço destinado à alimentação), elevadores, mural de informes, quadro de avisos, entre outros;
  • Caso a organização conte com frota, inserção de adesivos na parte interna e externa dos veículos;
  • Inserção de adesivos nos crachás dos funcionários;
  • Envio de e-mail para os funcionários e demais terceiros.

Vale lembrar que a divulgação deverá ser constante. Um erro muito comum entre as empresas é que o canal de denúncias seja só divulgado na época de lançamento.

É necessário criar uma rede de comunicação para que as informações sobre o Canal sejam divulgadas periodicamente, usando não somente os veículos internos da organização, mas também por meio das lideranças, durante as reuniões com suas equipes.

Agora que você já aprendeu como divulgar o canal dentro de sua empresa, não deixe de conferir quias são os 6 Grandes Benefícios do Canal de Denúncias.

Compartilhe: