Início » Artigos » Comitê da Diversidade e a importância da inclusão dentro das empresas
comitê da diversidade
Fonte: Freepik

Você sabe a importância do Comitê da Diversidade dentro de uma empresa?

O tema da diversidade e inclusão vem sendo cada vez mais discutido. 

O ano passado foi marcado por diversas manifestações e iniciativas sobre a importância da pluralidade dentro dos times corporativos.

No entanto, muitas empresas ainda têm dificuldade em lidar efetivamente com a inclusão.

Um levantamento da VAGAS.com mostrou que 62% das instituições consideram o assunto um desafio e não têm nenhum programa nesse sentido.

Neste contexto, é importante a criação de um Comitê da Diversidade para auxiliar a companhia a avançar no debate desta questão. 

No artigo de hoje, abordaremos os benefícios da diversidade para as empresas e como implementar um comitê da diversidade efetivo.

Fique conosco.

O que é diversidade nas organizações?

Podemos entender como um ambiente que acolhe uma pluralidade de perfis comportamentais, sociais e culturais. Podendo envolver raça, religião, capacidade física, orientação sexual, etnias, gênero, idade, entre outros.

Quais são os benefícios da diversidade para as empresas?

Empresas mais rentáveis e competitivas

As empresas que investem em times mais plurais atraem os melhores profissionais e os consumidores se identificam com os seus colaboradores. 

Além disso, melhoram o processo de tomada de decisões e conseguem se comunicar melhor com perfis diferentes de clientes.

De acordo o estudo da McKinsey & Company, equipes executivas diversificadas em termos de gênero têm 14% mais probabilidade de superar a performance de seus pares na indústria.

Funcionários mais felizes e comprometidos

Os funcionários costumam ser mais felizes em todas as funções e níveis da corporação, desejam permanecer mais tempo na empresa, diminuindo a rotatividade e sendo mais motivados.

As empresas que têm funcionários mais felizes têm mais probabilidade de obter ganhos maiores, segundo o estudo.

Melhores práticas de gestão e liderança

Empresas que são comprometidas com a diversidade são percebidas com melhores práticas de gestão e liderança.

Mais inovação e criatividade

Um espaço onde as diferenças são valorizadas, os colaboradores se sentem mais à vontade para exprimir suas ideias, opiniões e serem mais criativos.

Segundo um estudo da revista Forbes : ” a diversidade nas empresas é um dos principais impulsionadores da criação de um ambiente inovador e é um componente chave para o crescimento em escala global ”.

Como implementar um Comitê da Diversidade?

Ainda é uma dificuldade para algumas empresas incorporar ações inclusivas. 

O Comitê da Diversidade é responsável por em prática, monitorar e gerenciar as diversidades e colocar em prática o assunto com seriedade.

Pensando nisso, criamos algumas dicas para a implementação de um Comitê da Diversidade.

  • É importante que a alta liderança esteja engajada com o tema.
  • Criar uma equipe multidisciplinar para formar o Comitê com pessoas de diferentes áreas, inclusive da alta liderança.
  • Através do endomarketing é possível promover conteúdos e ações realizadas pelo Comitê
  • A realização de treinamentos e atividades de conscientização para os funcionários, como cursos, palestras, simulações práticas, grupos de discussão e encontros.

Agora que você aprender sobre a importância do Comitê da Diversidade, não deixe de conferir o artigo sobre Compliance no Combate à Desigualdade de Gênero.

Compartilhe: