Um Canal de Denúncias é a melhor opção para complementar o compliance das organizações? Este artigo foi desenvolvido a partir do webinar realizado em 29 de setembro de 2022, pelo Ouvidor Digital, que tratou sobre Ferramentas certas para o seu Programa de Compliance. O painel contou com a participação de Glades Chuery, Diretora de Inovação e Novos Negócios da TATICCA, e foi conduzido pelo facilitador Paulo Acorroni, CEO do Ouvidor Digital.

Como identificar as melhores ferramentas para o seu programa de compliance?

O processo de escolha de um canal de denúncias adequado para o programa de compliance da sua empresa começa com a verificação da tecnologia disponível. Com várias opções no mercado, você precisa avaliar os recursos que as ferramentas oferecem, como: proteção do anonimato e conformidade com a LGPD, site dedicado, utilização de Inteligência Artificial, acessibilidade, delegação de atividades, alertas, BI e Data Analytics para suporte a tomada de decisão estratégica.

Para a Diretora de Inovação e Novos Negócios, Glades Chuery, mais do que captar denúncias, é essencial que o canal escolhido ajude a empresa a tomar decisões, como sugestão de treinamentos e capacitações em temas recorrentes nas denúncias, por exemplo. 

O Canal de Denúncias do Ouvidor Digital possui uma tecnologia exclusiva que utiliza Inteligência Artificial e chatbot na captura do relato. Dessa forma, não há interferência de atendentes de call center (como na famosa brincadeira infantil de “telefone sem fio”), preservando a total integridade da denúncia e permitindo a acessibilidade para todos. 

Por que buscar um canal de denúncias externo?

Neste ano foi publicado o Decreto 11.129/22 (que regulamenta a Lei nº 12.846/2013, chamada de “Lei Anticorrupção”), que prevê a formação de canais de denúncias como parte do programa de integridade, entre outras medidas. Com isso, a escolha de empresas terceirizadas, como o Ouvidor Digital, passou a ser uma decisão estratégica. 

Credibilidade é a chave

As empresas que querem estar em conformidade com a Lei Anticorrupção podem criar um canal de denúncias interno, mas a contratação de um canal externo demonstra credibilidade para todos os envolvidos, sejam clientes, funcionários, fornecedores e órgãos reguladores. Assim, os denunciantes não ficam inseguros de reportar, já que não há identificação e, consequentemente, nem retaliação dentro da empresa.

Além disso, a existência desse tipo de ferramenta contribui para a prevenção de casos de assédio, fraudes e outras irregularidades. Segundo a ACFE, 60% das irregularidades são inibidas com o canal de denúncias.

Avalie a relação de custo-benefício

Será que vale a pena criar uma caixa de e-mail ou um formulário para captar denúncias? Faz sentido realizar a gestão de denúncias em uma planilha de excel? Independentemente do tamanho da empresa, o processo de apuração e tratamento de uma denúncia precisa ser realizado com segurança e efetividade. O risco de vazar informações sensíveis é muito alto, o que pode causar grandes prejuízos.

A utilização de ferramentas especializadas garante a proteção dos dados, reduz custos operacionais e otimiza a comunicação e o processo de gestão.

Assista ao webinar na íntegra

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