Grandes empresas construtoras do país têm sido foco de escândalos, gerando uma imagem extremamente negativa para o mercado, e isto, demonstra, a deficiência de sistemas de prevenção a fraudes e corrupção.

A empreiteira Odebrecht, em 2015,  foi um caso de repercussão mundial por ter sido acusada de ser uma das empresas que liderou o superfaturamento dos contratos da Petrobras em umas das fases da operação lava-jato. 

O Compliance começou a ganhar espaço  no Brasil após a operação Lava-Jato e é um dos mecanismos de controle e prevenção de fraudes, corrupção e de fortalecimento da ética nas empresas.

Com o advento da Lei Anticorrupção Brasileira, nº 12.846, de 2013, que determina que pessoas jurídicas podem ser responsabilizadas objetivamente por práticas ilegais, independente da comprovação do conhecimento ou conivência de seus diretores. 

Por esta razão, a preocupação das empresas de engenharia tornou-se maior e consequentemente aumentou a necessidade em investir em programas de integridade no setor de Engenharia.

Além disso, entre os principais problemas relacionados à ética na engenharia, encontram-se a falta de segurança no trabalho, saúde e medidas para mitigar os impactos ambientais causados. 

Quais os principais benefícios em investir em um Programa de Integridade e  Canal de Denúncias externo no setor da Engenharia?

Estar em conformidade com as normas e legislações pode trazer muitos benefícios.  Possuir um Programa de Integridade e um Canal de Denúncias externo beneficia a empresa, aos colaboradores e sociedade como um todo. 

Confira abaixo algumas delas:

1)A manutenção da reputação da empresa

Na era da informação, é muito importante ser reconhecido como uma empresa que preza pela ética e transparência, principalmente para clientes e fornecedores.

O canal de denúncias é o mecanismo ideal de prevenção de danos à imagem da empresa.

2)O fortalecimento de uma cultura organizacional ética

Uma empresa que segue os preceitos éticos passa mais segurança aos seus colaboradores, pois têm a garantia que os seus direitos serão respeitados.

Consequentemente, traz mais satisfação para os funcionários fazendo-os produzir mais e melhor.

3)Gestão e Prevenção de Riscos

O canal de denúncias é o olho do gestor na ponta da operação. Tem a capacidade de detectar eventos de risco que em momentos de crise (em função da forma de operação extraordinária) não poderiam ser detectados por outros mecanismos de controle.

 4) Prevenção, identificação e combate a fraudes, irregularidades, práticas antiéticas e condutas inadequadas

Mais de 50% dos casos de fraudes nas empresas são descobertos através de canais de denúncias, conforme o Report of the Nations 2019.

A lei Anticorrupção dispõe que até quando os atos forem cometidos por funcionários, a empresa tem responsabilidade. Nesse cenário, é imprescindível reavaliar o comportamento dos colaboradores e parceiros.

5)Licenciamento para Operações

Com a criação da Lei Anticorrupção veio à obrigatoriedade de ter um Programa de Compliance Efetivo para poder negociar com os entes governamentais.

Compartilhe: