Início » Artigos » A importância do Canal de Denúncias no Setor da Saúde
Fonte: Freepik

O canal de denúncias no setor da saúde é primordial para o fortalecimento de uma cultura ética e transparência na gestão trazendo mais segurança aos pacientes e qualidade de serviço.

Em tempos de pandemia de covid-19, possuir um programa de integridade e canal de denúncias estruturado no setor da saúde é fundamental para o enfrentamento da crise e demonstrar transparência da instituição frente a sociedade.

O Brasil é um dos países mais impactados pelo covid-19 e não é raro vermos denúncias de corrupção nos hospitais de campanha e a total falta de planejamento. 

Um exemplo de tentativa para combater esse tipo de situação foi a criação do Corruptovirus que é um Canal de Denúncias criado especialmente para detectar denúncias de corrupção e de outros ilícitos relacionados ao Covid-19.

O Ouvidor Digital é o canal de denúncias exclusivo do Corruptovirus, criado pelo Instituto Não Aceito Corrupção, uma organização da sociedade civil que há cinco anos atua no combate estratégico da corrupção.

Além do Corruptovirus, também podemos citar a RN 443/19 que foi publicada pela Agência Nacional de Saúde estabelecendo práticas de governança, gestão de riscos, programa de integridade e canal de denúncias. 

Qual é a importância de um Programa de Integridade e canal de denúncias no Setor da Saúde ?

Possuir um Programa de Integridade efetivo não se trata apenas de estar em conformidade com as leis e diretrizes, mas também em dar ênfase a transparência dos negócios, a ética e a segurança do paciente garantindo qualidade dos serviços e evitando danos financeiros.

A corrupção no setor da saúde causam sérios danos às instituições. Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, as fraudes no setor da saúde privada são estimadas em 20 milhões anuais.

A corrupção já era um problema antes do covid-19, mas a pandemia agravou a importância de uma governança mais sólida. 

 Quais são os benefícios de um canal de denúncias no setor da saúde?

1) Instrumento eficiente na prevenção, identificação e combate a fraudes, irregularidades, práticas antiéticas e condutas inadequadas

Mais de 50% dos casos de fraudes nas empresas são descobertos através de canais de denúncias, conforme o Report of the Nations 2019.

A lei Anticorrupção dispõe que até quando os atos forem cometidos por funcionários, a empresa tem responsabilidade. Nesse cenário, é imprescindível reavaliar o comportamento dos colaboradores e parceiros.

2) O canal de denúncias é o olho do gestor na ponta da operação. Tem a capacidade de detectar eventos de risco que em momentos de crise (em função da forma de operação extraordinária) não poderiam ser detectados por outros mecanismos de controle;

3) O canal de denúncias inibe a ocorrência de eventos de descumprimento a legislação e desvios de conduta. As pessoas se sentem monitoradas.

4) Auxilia no Fortalecimento de uma cultura mais ética dentro das instituições.

5) Redução de perdas financeiras 

Compartilhe: