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Canal de denúncias externo e credibilidade perante o mercado

A sua empresa possui um canal de denúncias? O Canal de Denúncias é um dos principais pilares de um programa efetivo de Compliance.

É um canal de comunicação que a empresa adota para detectar fraudes, condutas antiéticas e descumprimento da legislação.

Existem diversos meios de contato, mas os principais são o e-mail, linha telefônica e link no site.

A principal finalidade é incentivar colaboradores, clientes e fornecedores a compartilharem informações que estejam em desacordo com as leis, normas éticas e de condutas da empresa.

O Decreto nº. 8.420/2015 no capítulo IV, no que tange aos parâmetros de avaliação dos programa de integridade, dispõe que um dos critérios é a existência de “canais de denúncia de irregularidades, abertos e amplamente divulgados a funcionários e terceiros, e de mecanismos destinados à proteção de denunciantes de boa-fé“.

É importante ressaltar que, o canal de denúncias é uma ferramenta de mercado que gera vantagem competitiva, uma vez que, o canal externo traz credibilidade perante órgãos regulamentadores, fiscalizadores, mercado e demais stakeholders.

Desta forma, a globalização trouxe reflexos positivos e negativos. Dentre os negativos, podemos destacar a corrupção, que se tornou mais complexa, bem como, ganhou alcance global.

Com a abertura das fronteiras, as empresas têm negociado com diversos países e jurisdições. Através do Compliance é possível reduzir os riscos de ferir tais legislações.

Neste contexto, a sociedade e o mercado preferem empresas que prezam a ética para mitigação de seus riscos.

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