Fraudes e irregularidades ainda são frequentes dentro das organizações e é muito comum que passem despercebidas pela alta gestão, porém, um canal de denúncias independente pode ajudar a combater essas práticas. Confira, abaixo, como funciona o canal de denúncias e as vantagens de escolher um canal independente:

Como funciona o Canal de Denúncias?

O canal de denúncias é uma ferramenta para iniciar ou complementar o Programa de Compliance e Governança Corporativa de uma empresa de qualquer porte. É um meio de comunicação no qual clientes, colaboradores e parceiros podem denunciar práticas irregulares, como: desvios financeiros, assédio moral e sexual, fraudes, suborno, entre outros. 

A implantação de um canal de denúncias é um recurso eficiente para melhorar o clima organizacional e promover a cultura ética nas relações de trabalho, além de prevenir perdas financeiras e problemas de reputação da empresa. 

Por que um Canal de Denúncias independente? 

O canal de denúncias é previsto expressamente no inciso X, artigo 42, do Decreto 8.420/2015, que regulamenta a Lei Anticorrupção brasileira (12.846/2013) e se tornou um dos principais requisitos dos Programas de Integridade. A escolha de um canal de denúncias independente demonstra que a empresa está comprometida com a transparência e a segurança dos dados, confira suas vantagens: 

Disponibilidade 

Um canal de denúncias independente está disponível 24h por dia, todos os dias, sem a necessidade de contratação de mais colaboradores. As denúncias podem ser feitas a qualquer momento, até mesmo em tempo real.

Confiança

Os colaboradores se sentem mais confortáveis para fazer seus relatos a pessoas ou sistemas de fora da organização, gerando mais engajamento entre os usuários. 

Versatilidade

O canal de denúncias independente pode ser implementado em diferentes formatos, como WebApp, ligação 0800 e até mesmo WhatsApp, de acordo com as necessidades da organização.

Tecnologia de ponta

A utilização de um canal com Inteligência Artificial garante que o relato será colhido na íntegra, sem interrupções, interferências ou possíveis interpretações equivocadas, e, ainda, sem fila de espera. 

Segurança

A certeza de que os dados pessoais estão protegidos faz com que o denunciante não tenha medo de retaliações. A garantia de anonimato do denunciante e o cumprimento da LGPD são essenciais para um programa de integridade eficiente. 

Em suma, o incentivo à denúncia de irregularidades e os esforços em favor da ética e da integridade, decorrentes da utilização de um canal de denúncias independente, são muito valorizados pelos colaboradores, parceiros e clientes, que passam a ter uma visão mais positiva da empresa. Da mesma forma, a organização também é bem-vista pelos órgãos regulatórios, já que a legislação leva em consideração as empresas que possuem um Programa de Compliance Efetivo, podendo reduzir e servir como atenuante de aplicação de sanções.