Sua empresa já possui um Canal de Denúncias?

6 benefícios canal de denúncias

Fonte da imagem: Freepik

Dito como um dos principais pilares de um Programa Efetivo de Compliance, o Canal de Denúncias é o mecanismo para detectar corrupção e fraudes .

Além de promover um ambiente transparente e a cultura ética na sua empresa, o canal de denúncias tem diversos benefícios.

Neste artigo você descobrirá o que é canal de denúncias e 6 benefícios para sua empresa.

Fique conosco.

Mas afinal de contas: o que é um canal de denúncias?

O canal de denúncias é uma ferramenta aliada ao cumprimento do Programa de Compliance da organização.

Trata-se de um canal de comunicação no qual seus clientes, colaboradores, parceiros e funcionários podem denunciar práticas que sejam consideradas ilegais, tais como: corrupção, assédio moral e sexual, fraude, conflito de interesses, suborno, segurança da informação, entre outros.

É uma forma de dar voz aos denunciantes, de forma anônima e com segurança, para que possam contar sobre as irregularides que estejam sendo cometidas, a fim de de produzirem provas ou revelar caminhos para que o autor do ato ilícito seja descoberto.

Existem diversos meios de contato, mas os principais são o e-mail, linha telefônica, link no site e no Ouvidor Digital também temos a opção de canal de denúncias por WhatsApp.

Qual é a importância do Canal de Denúncias dentro de sua empresa?

Muitas vezes acontece de um colaborador presenciar um ato ilícito cotidianamente e mesmo assim não realizar nenhuma denuncia.

Isto ocorre por medo de se comunicar aos gestores responsáveis do compliance e sofrer retaliações dentro da empresa.

O canal de denúncias oferece segurança e anonimato ao denunciante, com isso ele se sentirá muito mais confortável para reportar a questão.

Além disso, muitas fraudes podem demorar a serem identificadas e por meio das denúncias é possível encontrar os problemas na fonte.

Quais as vantagens de um canal de denúncias para sua empresa?

6 BENEFÍCIOS DE UM CANAL DE DENÚNCIAS PARA SUA EMPRESA

Estar em conformidade com a Lei Anticorrupção e Reduzir eventuais sanções impostas

A legislação leva em consideração as empresas que possuem um Sistema de Compliance Efetivo, podendo reduzir e servir como atenuante de aplicação de sanções.

O canal de denúncias é um dos principais pilares de um Programa de Compliance.

O artigo 18 do Decreto Federal nº 8.420/2015 elencou o Programa de Compliance e Integridade como um dos fatores atenuantes que incidem sobre o cálculo da multa, podendo reduzi-la em até 4%.

Instrumento eficiente na prevenção, identificação e combate a fraudes, irregularidades, práticas antiéticas e condutas inadequadas

Mais de 50% dos casos de fraudes nas empresas são descobertos através de canais de denúncias, conforme o Report of the Nations 2019.

Conforme a pesquisa realizada pela Association of Certified Fraud Examiners (ACFE’s) , as empresas podem perder 5% de sua receita em virtude de fraudes.

No Brasil, a lei Anticorrupção dispõe que até quando os atos fradulentos forem cometidos por funcionários, a empresa tem responsabilidade.

Neste cenário, é imprescindível reavaliar o comportamento dos colaboradores e parceiros.

Desta forma, o Canal de Denúncias deixou de ser apenas um custo à operação interna e passou a ser um investimento fundamental para a condução de negócios éticos e transparentes.

3. Prevenir e Reduzir os Casos de Assédio dentro do ambiente coorporativo

Atualmente, segundo pesquisa do vagas.com, 52% dos brasileiros já passou por alguma situação de assédio moral ou sexual e entre quem não passou entre quem não passou por esta situação, 34% já presenciaram algum episódio de abuso.

Este cenário é ideal para que ocorram passivos trabalhistas, podendo representar uma condenação por danos morais e materiais e prejudicando a imagem da empresa perante o mercado e a sociedade.

assédio moral também outros gera prejuízos de ordem econômica para as empresas, como por exemplo, a queda de produtividade e eficiência por parte dos funcionários, que sentem hostilizados e desmotivados.

Neste contexto, o Canal de Denúncias é o mecanismo principal para prevenção e redução dos casos de assédio no ambiente corporativo.

4. Blindagem da reputação da empresa

Atualmente com as redes sociais, as empresas se encontram mais expostas do que nunca e os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre a importância de uma empresa ética.


Não é suficiente ter somente produtos e serviços de qualidade, é necessário uma reputação positiva.


Possuir um canal de denúncias pode prevenir as empresas de eventuais danos e elevar sua reputação.

5) Melhoria do ambiente coorporativo e consequentemente maior produtividade dos colaboradores

Uma empresa que segue os preceitos éticos passa mais segurança aos seus colaboradores, pois têm a garantia que os seus direitos serão respeitados.

Consequentemente, traz mais satisfação para os funcionários fazendo-os produzir mais e melhor.

6) Poder negociar com os entes governamentais e participar de licitações

Com a criação da Lei Anticorrupção veio à obrigatoriedade de ter um Programa de Compliance Efetivo para poder negociar com os entes governamentais.

Neste contexto, é condição para a participação de licitações nos Estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas e Rio Grande do Sul, com tendência de ambragência para outros estados.

Agora que você já sabe quais são os benefícios de um Canal de Denúncias, é hora de saber qual a diferença entre um Canal de Denúncias Interno e Externo! Leia o nosso post em que contamos por que um canal de denúncias externo é mais eficaz para o seu negócio.

Conteúdo criado pela equipe do Canal de Denúncias Ouvidor Digital. Fortaleça o ambiente ético na sua empresa. Conheça nossa solução.

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