Os filmes e séries são uma forma divertida e leve para absorvermos conteúdo e fazermos reflexões.

Por isto, criamos esta lista com 5 filmes interessantes para profissionais de compliance.

Segure sua pipoca e aproveite.

Confira.

  1. O  Lobo de Wall Street

Este filme muito conhecido tem como protagonista o ator Leonardo di Caprio, o filme não aborda diretamente Compliance e Governança, porque cumprir as leis nunca foi o forte de Jordan Belford, um empresário do ramo da corretagem que passou 5 anos na prisão por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O filme aborda tudo que não se deve fazer:  Assédio sexual, assédio moral, consumo de substâncias entorpecentes, fraudes e mentiras para vender mais.

  1. Compliance

O título deste filme é Compliance, em português é simplesmente Obediência. O filme é baseado em fatos reais e narra a história de uma atendente de Mc Donalds que é acusada de furto de dinheiro da  bolsa de uma cliente e sua gerente acredita. O filme demonstra como a falta de um Código de Ética e um Manual de Compliance podem detonar um negócio. As inconformidades no trato da denúncia e os denunciados são especialmente relevantes em países em que as leis trabalhistas são implacáveis e as indenizações de danos morais, milionárias.

 3 – 0 quinto poder 

Ao fundar o polêmico site WikiLeaks, Julian Assange conta com o apoio do amigo Daniel Domscheit-Berg.

O objetivo da página é fornecer uma plataforma para que denunciantes, anonimamente, denunciem segredos do governo e crimes corporativos. Com o crescimento do site, a dupla logo passam a dar mais furos de notícia que a própria mídia convencional.

4 – Scandal 

Olivia Pope (Kerry Washington) passa seu tempo protegendo a reputação das personalidades estadunidenses da elite, evitando que nasçam grandes escândalos.

A moça decide abrir uma empresa após deixar seu trabalho na Casa Branca, mas não consegue se desvencilhar totalmente de seu passado profissional. Sua equipe é formada por Harrison Wright (Columbus Short), Quinn Perkins (Katie Lowes), Stephen Finch (Henry Ian Cusick), Abby Whelan (Darby Stanchfield) e o hacker Huck Finn (Guillermo Diaz).

 5 – Dirty Money

Na rota do Dinheiro Sujo ( Dirty Money na versão em inglês) é um documentário em formato de minissérie que conta histórias de corrupção corporativas americanas. É uma obra original da Netflix. Vale a pena conferir, os produtores executivos da minissérie incluem o documentarista Alex Gibney, que já foi premiado com o Oscar.

O documentário tem 6 episódios e cada um concentra um exemplo de caso de corrupção corporativa incluindo entrevistas com os participantes de cada história.

Espero que você tenha gostado da nossa seleção de filmes. Aproveite e conheça o nosso artigo sobre o filme Enron os mais espertos da sala.

Compartilhe: