Para um país em que as denúncias não param de aparecer nos jornais, é surpreendente como o tema é pouco explorado pelo cinema nacional. Mas alguns filmes mostram a dimensão que atos corruptos podem tomar – e de como a corrupção está enraizada no país.

No artigo de hoje separamos 3 filmes que tratam do tema da corrupção no cenário brasileiro.

Confira.

Tropa de Elite 2 – O inimigo é outro (2010)

“Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro” veio na onda do sucesso do seu antecessor, que fazia um retrato da violência do tráfico no Rio de Janeiro. No segundo filme, porém, o inimigo é outro, e maior: os políticos corruptos. O filme do diretor José Padilha traz Wagner Moura no papel do coronel Nascimento, que deixa o Bope para atuar na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Nos cinemas, o público vibrava com a cena em que Nascimento se vingava de um deputado que ameaçava sua família. O longa mostra políticos do Rio em aliança com milícias. Mas a cena final abre o escopo da crítica para todo o Congresso Nacional. 

Disponível no Globoplay.

2- Polícia Federal – A Lei é Para Todos (2017)

Baseado na maior operação de combate à corrupção do Brasil, o filme narra a história do delegado Ivan (Antonio Calloni) e sua equipe composta por Beatriz (Flávia Alessandra), Júlio (Bruce Gomlevsky) e Ítalo (Rainer Cadete). Através de muita investigação, eles desvendaram o esquema de lavagem de dinheiro e propinas envolvendo executivos da Petrobrás, partidos políticos, parlamentares e empreiteiras.

Disponível na Globoplay.

3. Quanto Vale ou É por Quilo? (2005)

Drama pesado que faz analogia entre o antigo comércio de escravos e a exploração da miséria que existe atualmente. Polêmico, o filme faz uma grande crítica às Organizações Não-Governamentais (ONG), expondo a solidariedade de fachada que não passaria de uma desculpa para corrupção e captação de recursos.

O filme está disponível completo no Youtube.

Aproveite e descubra 3 filmes sobre segurança de dados.

Compartilhe: